volta

Com as águas do Canal de São Sebastião abrigadas do mar aberto, graças à variedade de sua fauna marinha, e detendo título de maior cemitério de navios naufragados do Brasil, Ilhabela é um dos principais pontos de mergulho do país. Diversas empresas ministram cursos, alugam equipamentos e organizam excursões aos santuários submarinos e naufrágios ao redor da Ilha.

O principal ponto de partida, tanto para cursos quanto para excursões, é o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, em frente à Praia das Pedras Miúdas, pouco mais de 2Km ao sul da balsa. Criado em 1992, o Santuário protege o delicado ecossistema ao redor da Ilha das Cabras, que vinha sendo ameaçado pelo mergulho predatório.

Grupo equipado para o mergulho de garrafa recebe instruções para seu batismo no Santuário Ecológico da Ilha das Cabras

 

A pesca e a caça submarina são agora proibidas na área. Uma estátua de Netuno, colocada a 7m de profundidade na ponta sul da Ilha das Cabras, marca o local de batismo dos aprendizes de mergulhador, e o ponto de encontro para os mais experimentados iniciarem suas aventuras.

Outra excelente opção para quem pratica apnéia ou mergulho assistido é a Ilha de Búzios, a 25 Km de distância. Golfinhos, tartarugas e baleias são vistos frequentemente em suas águas límpidas, que oferecem as melhores condições para mergulho na região.

Para os que desejam se arriscar em águas mais profundas e perigosas, há excursões aos diversos navios naufragados na parte sul da Ilha de São Sebastião.


Para mergulhar em Ilhabela

  • Ilhasub
    tel (0XX12) 472-2143

  • Colonial Diver
    tel. (0XX12) 472-9459