A bela e exclusiva praia da Feiticeira, com 250 m de areias grossas em formato de tombo, guarda algumas das mais antigas lendas de Ilhabela, além de abrigar a sede da antiga Fazenda São Mathias. Seu casarão, em estilo colonial, domina a ponta esquerda da praia, por onde os banhistas têm acesso, passando por uma cachoeira artificial, construída por antigos donos da fazenda, e que deságua diretamente na praia. A ponta direita abriga um luxuoso condomínio, e a ausência de bares e outros tipos de comércio contribui para o sossego do lugar.

Diz a lenda que uma antiga proprietária da fazenda fez grande fortuna através de negócios com piratas contrabandistas e os comandantes de navios negreiros, que após 1850, com a proibição do tráfico de escravos africanos, utilizavam a Ilha como ponto preferido de entrada de escravos ilegais no Brasil. Um dia, envelhecida e temendo ser saqueada, teria entrado na floresta e enterrado um tesouro com auxílio de
seus escravos.

Para evitar que revelassem o segredo, teria matado a todos e voltado sozinha da mata. Chamada de feiticeira pelos pescadores locais, teria finalmente enlouquecido e desaparecido, deixando para trás o mistério de seu tesouro enterrado e o sugestivo nome de sua praia.

A Feiticeira fica 1 Km depois do Portinho e cerca de 500 m antes da prainha do Julião.


onde está: 5,5 Km ao sul da balsa, 11,5 Km ao sul da vila de Ilhabela.
como chegar: pela estrada que leva para o sul da Ilha, depois do Portinho e antes da prainha do Julião; a praia fica longe da estrada, e sua entrada é indicada por uma placa: entrando na rua à direita, é possível estacionar o carro no final e seguir a trilha de 5 minutos sob as árvores e entre muros de pedra de casarões do bairro, até chegar à praia.